segunda-feira, 11 de outubro de 2010

VARAL DE POESIA NO SÁBADO COM SACI E POETRIX!




No dia nove de outubro fui convidada a realizar um evento Junto com grupo do Projeto Saci Pererê, que aqui em Buenos Aires se propõe a realizar atividades culturais para filhos de brasileiros e aos que gostem da língua portuguesa.

Minha proposta foi um Varal de Poesias, de Poetrix, com a intenção de introduzir esta modalidade de expressão poética junto à comunidade brasileira. Começo pelos pequenos, as crianças, onde o campo para a criatividade é fértil. Preparo uma atividade, de forma que possamos brincar com a poesia e com as palavras. Como teríamos crianças a partir dos dois anos decidi levar uma proposta de expressão através do desenho. Havia poucos participantes que neste caso foi uma multidão entusiasmada e criativa.

Nosso trabalho iniciou com a minha apresentação e a apresentação do poeta Goulart Gomes, o pai do Poetrix, quem começou com todos estes Trix quando em 1999 normatizou, organizou e nomeou a escrita deste terceto tão brasileiro.

Como tínhamos os pequeninos, criei hoje o Rabiscotrix, a mais nova expressão de criatividade bem brasileira, contar em forma poética concreta, os sonhos de uma criança que ainda não sabe ler nem escrever, mas sabe criar através das suas garatujas. Nós estávamos festejando a vida e o ser criança, a partir de textos poéticos meus, que tudo tem a ver com o universo infantil e a festa começou. Criaram pequenas poesias através da escrita e do desenho, compartilharam ideias, vibraram juntos.
No final assinamos nossa presença com uma marca de pé como o nome de cada participante, todos os trabalhos foram para o varal e fizemos uma foto para marcar este evento tão importante, o dia em que nasceu o RABISCOTRIX e teve o apadrinhamento do Saci, e acho que até foi caçado numa daquelas peneiras de caçar Saci em dia de vento.

Um comentário:

Goulart Gomes disse...

Muito criativo, Isi. Parabéns!